Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Partilhe esta Página


Total de visitas: 1151
Masbaha
Masbaha

Masbaha ou misbaha (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح), (taṣbīḥ) é um objecto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.

Conhecido na Grécia como kombolói, chamado também de terço grego, terço árabe e terço islâmico, é usado para meditações, orações e pedidos de auxílio.

Em geral, trata-se de um colar com 33 ou 99 contas divididas por um nó.

As contas podem ser de diferentes materiais como madeira, marfim, plástico e sementes.

Se utiliza habitualmente para praticar o dhikr ou para invocações dirigidas a Alá. O número de suas contas tem relação com o recital dos 99 nomes de Deus, também utilizado para outros tipos de oração.

O tasbih pode também cumprir a tarefa de manter as mãos ocupadas ou de servir de sinal de sua cumplicidade religiosa. É comum, assim como os rosários, encontrá-los pendurados nos retrovisores de automóveis, em guiador de motos e nas paredes de locais muçulmanos.

COMO REZAR

Conhecido no Oriente como Masbaha e na Grécia como Comboloi (kombolói) é chamado também de terço grego, terço árabe e terço islâmico, e usado por homens e mulheres para meditação, orações e pedidos de auxílio. Criado há milénios por mestres orientais, é um acumulador e transmissor de energias positivas, além de eliminador de tensão nervosa.

Pode ter 33 ou 99 pedras, feitas nos mais diferentes materiais, do âmbar ao plástico, e os muçulmanos o utilizam em orações: deve-se rezar por cada pedra o seguinte: Subhana Allah, Al-hamdu Lillah, Allah Akbar (quão perfeito é Alá, louvado seja Alá, Alá é o maior), ou seja, diz-se 33 vezes cada uma destas frases, o que totaliza 99. No final, para completar 100, recita-se o seguinte: «Não há outra divindade além de Deus (Alá) único. Ele não tem ninguém que lhe associe. A Ele pertence o reino e o louvor. Ele é “Onipotente".