Masbaha ou misbaha (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح), (taṣbīḥ) é um objecto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.
Conhecido na Grécia como kombolói, chamado também de terço grego, terço árabe e terço islâmico, é usado para meditações, orações e pedidos de auxílio.
Em geral, trata-se de um colar com 33 ou 99 contas divididas por um nó.
As contas podem ser de diferentes materiais como madeira, marfim, plástico e sementes.
Se utiliza habitualmente para praticar o dhikr ou para invocações dirigidas a Alá. O número de suas contas tem relação com o recital dos 99 nomes de Deus, também utilizado para outros tipos de oração.
O tasbih pode também cumprir a tarefa de manter as mãos ocupadas ou de servir de sinal de sua cumplicidade religiosa. É comum, assim como os rosários, encontrá-los pendurados nos retrovisores de automóveis, em guiador de motos e nas paredes de locais muçulmanos.
COMO REZAR
Conhecido no Oriente como Masbaha e na Grécia como Comboloi (kombolói) é chamado também de terço grego, terço árabe e terço islâmico, e usado por homens e mulheres para meditação, orações e pedidos de auxílio. Criado há milénios por mestres orientais, é um acumulador e transmissor de energias positivas, além de eliminador de tensão nervosa.
Pode ter 33 ou 99 pedras, feitas nos mais diferentes materiais, do âmbar ao plástico, e os muçulmanos o utilizam em orações: deve-se rezar por cada pedra o seguinte: Subhana Allah, Al-hamdu Lillah, Allah Akbar (quão perfeito é Alá, louvado seja Alá, Alá é o maior), ou seja, diz-se 33 vezes cada uma destas frases, o que totaliza 99. No final, para completar 100, recita-se o seguinte: «Não há outra divindade além de Deus (Alá) único. Ele não tem ninguém que lhe associe. A Ele pertence o reino e o louvor. Ele é “Onipotente".